11 de junho de 2003

A lV REPÚBLICA
Acontecimento inédito, A. João Jardim deu uma entrevista ao D.Notícias da Madeira.
Foi uma conversa interessante. Entre outras coisas, ele defende a necessidade de se instaurar uma lV República. Por "via da revisão constitucional" ou, caso não fosse possível, através do aparecimento de um candidato presidencial que "encare o mandato do povo como estando também a receber um mandato para proceder a um referendo constitucional". Garante "não ser um positivista" por isso, a legitimidade ficaria assegurada.
Interessado pela História, o actual presidente do Governo Regional considera que a desgovernação vem "desde as Invasões Francesas". Entusiasmado, e sem largar o charuto com que posou para a foto, A.J.J. vai mais longe, apontando como data ainda mais provável da instabilidade política "a Restauração da Independência, em 1640". Ainda bem que a entrevista só ocupava duas páginas do jornal, caso contrário o carismático líder teria encontrado motivos de desnorte nos portugueses na época das primeiras comunidades recolectoras que ocuparam o litoral. Ou mesmo antes.
O único problema é se, chegado a esse tempo primitivo, avançaria com a teoria que ninguém se apresentaria melhor como candidato presidencial que ele...

Sem comentários: